CPFDRP · opinião · x

CONCURSO DE REDAÇÃO: “Conhece-te a ti mesmo”, por Igor Souza

 iaddddddddddddd

Por Igor Souza   

A educação, no sentido genuíno, é a compreensão de si mesmo, pelo indivíduo, porque é em cada um que se concentra a totalidade da existência. Ou seja, a educação é a formação do indivíduo na sociedade, essencial por excelência. No Brasil, o ensino não fornece estruturas para tal formação.

A educação atual está aparelhada para a industrialização, e desenvolver eficiência é seu alvo principal. Criam-se cidadãos para o trabalho apenas, distanciando o ser de si mesmo. Num sentido mais amplo, a educação é autoconhecimento, deve então haver o investimento necessário para se estruturar estes locais, tanto do Ensino Público, como do Privado. O que leva à uma inercia esta condição, pois os sistemas, quer educativos, quer políticos, não se transformam miraculosamente; só se modificam quando há no indivíduo uma transformação fundamental.

Um pensador inflexível não tem pensar próprio, por isso muitos se entregam ao trabalho, ou ao plano de vida de outros. Se ajustam a um padrão. Compreender a nós mesmo; este é o princípio e o fim da educação. A educação deve ajudar a nos descobrir nossos valores, para que não nos apeguemos a fórmulas ou à repetição de slogans. Sem uma integral compreensão da vida, os nossos problemas individuais e coletivos só tenderão a crescer, em profundidade e extensão.

Enfim, todo o ensino em si, deve ser reestruturado. Deve haver uma reforma no Ensino Médio, com uma parceria do Estado, com empresas e o povo, estruturar um novo modelo de ensino que visa à totalidade dos conhecimentos e de si próprio. Onde todos têm as mesmas oportunidades. O problema não é o indivíduo que abandona o Ensino, mas o intermediário. Deve se educar o educador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s