Edição 14 · x

Balanço Chapa Sinestesia

12115439_615931808544553_7449219750616464590_n

O CAAJA chega ao fim da sua sétima gestão nesse final de 2016. E que ano movimentado foi esse. Antes de tudo, a Gestão Sinestesia queria agradecer bastante a quem sempre acreditou na gente e que deu seu voto de confiança a nós enquanto ainda éramos uma chapa cheia de sonhos e de realizações para o Centro Acadêmico. E nesse meio tempo, podemos dizer, muito orgulhosos, que colocamos vários desses sonhos em prática para construir um CA cada vez melhor e mais participativo.

No decorrer do ano, organizamos alguns eventos e nos posicionamos incisivamente sobre questões muito importantes. Já no final de 2015, juntamente aos RDs e aos discentes envolvidos, ajudamos a sistematizar o Projeto Político Pedagógico (tema do Ócios desse semestre!). Veio 2016 e a Semana de Recepção dos Calouros, em que conhecemos a Turma IX, que esperamos que tenham se sentido super bem recebida por nós.

No início de março, o CAAJA, em apoio à iniciativa do Coletivo Capitu, organizou a Semana das Mulheres; foram três dias com programação com um sarau, intervenções artísticas e rodas de conversa. Ainda em março, o CAAJA organizou a Semana de Minorias. O evento contou com representantes dos movimentos negro, feminista, LGBT e deficientes, com discussões muito enriquecedoras e essenciais para todos os presentes.

Ainda no primeiro semestre, tivemos a nossa primeira Feira do Livro (sendo que fizemos outra no segundo semestre), organizada com livros dos próprios discentes, revendidos pelo CAAJA.

No mês de maio, a FDRP concentrou uma paralisação discente que contou com a presença de diversos alunos e alunas de todo o campus USP-RP que se reuniram para discutir pautas extremamente urgentes (e ainda necessárias) para os estudantes da USP, como cotas raciais, permanência estudantil e a responsabilização em casos de assédio e estupro (que deu origem à Comissão para Apurar Violência contra Mulheres e Gêneros no campus e a Comissão de Violência de Gênero na FDRP).

2016 foi um ano de muita movimentação política. Nós, enquanto órgão de representação discente de estudantes de uma Faculdade de Direito, não poderíamos nos manter inertes, como não o fizemos. Em meio às discussões de impeachment da presidenta Dilma Rousseff organizamos um debate sobre o assunto; enquanto gestão, manifestamos nossa contrariedade a esse movimento golpista e por fim, organizamos o Ato em Defesa da Democracia e do Estado de Direito, com a participação de docentes, discentes e da comunidade ribeirão-pretana, que discutiu o rito do impeachment.

Já no segundo semestre, o CAAJA organizou o seu evento mais conhecido e tradicional: o Workshop de Direito. Em sua sexta edição, o Workshop teve mais de 400 pessoas inscritas, que durante todo um sábado, conheceram mais sobre o curso de direito antes de fazerem sua escolha no vestibular.

No final de agosto, o Centro Acadêmico trouxe de volta um evento muito querido por toda a FDRP, que é a Semana de Arte do CAAJA. Realizada em dois dias, a quarta edição da Semana de Arte teve apresentações musicais e teatrais.

Considerando também a importância política da FDRP para a região, o CAAJA organizou um debate entre os candidatos à Prefeitura de Ribeirão Preto, junto com Ócios de Ofício, esse jornal que vocês leem, mediado pelo Professor Dr. Camilo Zufelato, em que houve a troca de diversas propostas entre os candidatos à prefeitura da cidade.

Por fim, não dá para deixar de falar da sala do CAAJA! Desde que somos gestão, tentamos deixar a sala cada vez mais confortável e receptiva para todo mundo. Além das limpezas e da reorganização dos espaços, em 2016, compramos uma geladeira e micro-ondas para a CA (que têm sido bastante utilizados por todo mundo) e reformamos os puffs e a mesa de sinuca (com a ajuda do Torneio de Sinuca).

Sintetizando tudo que aconteceu: erramos, acertamos, erramos de novo e nunca desistimos de aprender com tudo aquilo que vivenciamos. Saímos muito felizes por saber que deixamos uma pequena contribuição para a história do CAAJA e que crescemos e nos desenvolvemos muito não só como estudantes, mas também como pessoas e como grupo. Esperamos que tenhamos deixado uma faculdade mais fortalecida e demonstrado que o corpo discente tem força quando trabalha coeso. Então, a todos e todas que nos apoiaram, criticaram, incentivaram, elogiaram, os nossos agradecimentos do fundo do coração! Sem vocês, não teria sido tão importante como foi! Não teríamos aprendido tanto como aprendemos! Não teríamos aproveitado, como aproveitamos, os momentos dentro da nossa faculdade!

Um comentário em “Balanço Chapa Sinestesia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s