Alunos · opinião · x

O que é o Laboratório?

Por Cérebro (do Pink e o Cérebro)

    Recebendo os anseios, preocupações e muitas vezes depoimentos externados em angústia e raiva vamos falar sobre o laboratório instaurado com o novo – e até o momento polêmico – PPP de nossa querida e amada FDRP. Devido a gravidade sobre o que é o laboratório e sua indecisão em o que ser, aqui já fica registrado que o laboratório é (seria) a menina dos olhos do novo PPP, era pra ser o diferencial, o carro chefe de uma mudança de extrema significância ao estudo e à academia de Direito de todo país quiçá do exterior, tendo em vista a expansão de acordos internacionais de graduação e intercâmbio acadêmico. As críticas viriam com toda certeza, contudo, de uma turma de 100 alunos apenas dois deliberaram a favor de algumas iniciativas do laboratório como está sendo aplicado e não como está no papel, ou seja, em qualquer regime democrático o atual projeto estaria fadado ao fracasso.

     Mas então qual é a importância do laboratório? Até o momento algumas visitas, pela experiência vivida pelos alunos, foram de suma importância e gerou avivamento e certo entusiasmo momentâneo. Tudo bem, resta o questionamento; as aulas iniciaram-se em Março e meio de Maio houve uma melhora? O que é visível aos alunos: os professores responsáveis não debatem entre si o que é o laboratório, não conversam entre si sobre que será apresentado aos alunos e ministrado nas aulas, não conversam entre si sobre o que e como será a avaliação do famigerado “produto final”, portanto, os professores não conversam entre si. Embora haja esse completo desinteresse e descontentamento ao que foi e está sendo o laboratório, o projeto, como já dito, é de suma importância, pois levaria a interdisciplinaridade com as matérias expostas em sala, haveria planejamento estabelecido previamente com os alunos, além das visitas obrigatórias, objetividade e maior disponibilidade para horário de estudo, visivelmente isso é o futuro do ensino e do aprendizado.

        Contudo, tais temas fracassaram veementemente. A interdisciplinaridade com os temas vistos em aula não ocorreu, não foi nada planejado com os alunos com o argumento de que “será assim mesmo”, uma das visitas foi um desrespeito ao bairro, seus moradores e aos alunos, pois tudo que foi visto nas aulas expositivas levava a crer em pesquisa de campo e nada disso ocorreu, os alunos fizeram um passeio de ônibus nas ruas do bairro e o grupo de alunos que participaram desse passeio foi demasiado prejudicado. Quanto ao horário e disponibilidade para estudo: os alunos da Turma X – em unanimidade – ingressaram na Universidade sabendo da grade integral, não há pedidos de diminuição de carga horária, mas sim da objetividade – as aulas do laboratório tornaram-se expositivas e na maioria das vezes sem participação dos alunos, um monólogo do docente. Isso ocorreu, pois as aulas não foram preparadas para um laboratório, e sim para uma aula expositiva e que no fim pouca importância acarretaria para a finalização do projeto dos alunos.

         Então o que é o laboratório? Para os alunos da Turma X, os alunos criadores das Turmas anteriores (esperançosos em seu sucesso), o laboratório seria em formato de debates, salas divididas em defesa, acusação e juízo. Haveria pesquisa e maior interesse dos alunos em resolver os casos, aprender-se-ia: oratória e retórica, pesquisa em doutrinas pertinentes aos casos, visitas aos órgãos referentes que são competentes a tais tipos de casos, os alunos entrariam em contato com o vocabulário jurídico e caso houvesse dúvida entraria o Docente para ensinar e dar exemplos. Mas isso não ocorreu, o atual laboratório com suas expositivas e cansativas tornou-se no linguajar dos alunos “janela”. O projeto acompanhará os alunos da Turma X nos próximos semestres e também a Turma XI, que ingressará em 2018, os daquela turma não querem ser mais “cobaias” de um projeto sem planejamento e pouca apreensão por parte dos discentes e os da Turma ingressante têm que ter orgulho de pertencer a um projeto, que no papel, é tão grandioso e engrandecedor que a FDRP tanto merece. Portanto, ainda precisamos que os professores respondam à toda comunidade da FDRP em uníssono e em sua prática: O que é o laboratório?

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s