opinião · x

Saúde Mental na universidade: precisamos falar sobre isso

saude_mental
Por:  Débora Carvalho Tavares, Turma VII
 
Ao entrar na universidade, queremos sim receber a melhor formação. Estamos dispostos a nos esforçar muito e ter que arcar com diversas exigências, porque sabemos que em algum momento o esforço vai valer a pena. Mas acontece que algumas coisas às vezes passam dos limites e precisamos falar sobre elas.
Somos uma geração sobrecarregada, desde muito jovem, por inúmeras tarefas, prazos curtos e uma cobrança incessante para produzir sempre mais.
Temos que ser os melhores alunos, os mais bens sucedidos e os mais jovens a fazer isso ou aquilo. Mas, às vezes, esquecem de avisar que nossa saúde, sanidade e felicidade valem muito mais do que isso.
Não é normal sentir culpa por dormir de madrugada ao invés de estudar. Não é normal abrir mão de todo o tempo que se teria com família, amigos, namorados(as) etc para estudar mais. E, principalmente, não é normal ter gastrite, insônia, crises de ansiedade e até depressão por causa do excesso de cobrança da universidade.
A atual situação mostra que precisamos valorizar mais o que fazemos e nos apoiar mais, ao invés de competir, comparar e cobrar. Mas mostra também que muitos aspectos do nosso modelo de educação precisam ser revistos.
Não deveríamos, mas precisamos falar sobre saúde mental na  universidade. Ser um bom aluno e um bom profissional não deveriam ser incompatíveis com ter sanidade, equilíbrio e felicidade.
Cada um sabe o que já enfrentou até aqui, mas  provavelmente todos concordam que tratar humanos como humanos nos permitiria fazer tudo muito melhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s