Aconteceu na Federpe · Notícia · x

Uma breve explicação sobre as eleições na FDRP

Por Pedro Liberato (Nietz / Gugu) – TX

Eleição
Person voting

Hoje foi anunciada as chapas que irão concorrer à diretoria da nossa Faculdade De Direito De Ribeirão Preto. A importância deste evento para o futuro da faculdade é ímpar, dada as funções essenciais do diretor para traçar as diretrizes que darão rumo ao crescimento da faculdade.
O funcionamento desta eleição, portanto, deve ser um assunto que interessa a todos os estudantes de nossa amada FDRP. Por isso, o Ócios de Ofício resolveu facilitar para nossos leitores, que ainda estão no ritmo de férias. Aqui está um pequeno resumo de como funcionará estas eleições.
Primeiramente, é preciso entender o que é a congregação. A congregação é o órgão hierarquicamente superior na faculdade, todas as decisões importantes em relação à nossa unidade precisam ser aprovadas por ela. Dela fazem parte: professores titulares, representantes dos professores associados, representantes dos professores doutores, os presidentes das quatro comissões (a saber: CG, CPC, CCEX e CPQ), os chefes de departamento, os representantes discentes e um representante dos funcionários. Visto isso, vejamos as eleições.
As eleições sofreram algumas mudanças. Antes, o reitor é quem escolhia um diretor dentre três eleitos pela congregação e pelos conselhos. A partir de agora, as eleições da diretoria se dão através de chapas (tanto o diretor quanto o vice-diretor são eleitos juntos, o que não acontecia antes). Além disso, há a previsão expressa de um programa de gestão com as propostas dos candidatos e tal. Só poderá se candidatar professores associados 3 ou professores titulares, caso se forme apenas uma chapa, então será aberto para professores associados níveis 1 e 2.

Apesar de dar mais autonomia para a faculdade isso veio com um ônus, já que não existe mais o requisito de que os candidatos à diretoria sejam membros da congregação da unidade. Ou seja: todos os professores titulares e associados 3 da USP podem formar chapas e concorrer à diretoria de qualquer unidade. As eleições irão acontecer no dia 25, entre nove e dez da manhã. Os votos serão secretos e eletrônicos.

Vale ressaltar que após a eleição do próximo diretor, na primeira congregação, haverá a eleição dos novos presidentes das comissões institucionais da faculdade. Podendo trocar toda a frota de superiores nas comissões da faculdade.
Em suma, é assim que irá ocorrer as eleições do novo diretor da faculdade. Esperamos ainda conseguir trazer para os nossos discentes mais informações sobre os candidatos, de forma a garantir na FDRP um momento de debate e crescimento democrático. Somente desta forma, pensamos ser possível garantir um crescimento sólido e saudável para a nossa jovem, porém já notória faculdade.
Por fim, desejamos aos candidatos toda sorte e que vença o melhor. Ao vencedor, desejamos que, independente de quem seja, desenvolva o melhor de nossa faculdade e construa um futuro tão promissor quanto foi nos últimos dez anos. Não esqueçamos as palavras do Bruxo Do Cosme Velho: ao perdedor, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas!

CONFIRA AS CHAPAS EM: http://www.direitorp.usp.br/wp-content/uploads/2017/07/Comunicado-Inscri%C3%A7oes-Deferidas-para-a-Elei%C3%A7ao-Diretor-e-Vice-Diretor-da-FDRP-Portaria-Interna-FDRP-N%C2%BA-2-2017-2.pdf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s