Edição 15 · x

Editorial

editorialPor Thomas Garcia

O Ócios tem de avançar. O atual conselho editorial acredita na capacidade de um jornal de estudantes universitários do interior de São Paulo trazer vozes importantes para ao debate de temas relevantes para a sociedade, como política, cultura, economia e direito. O espaço de voz dos jovens é importante em todas democracias. Ao mesmo tempo, as questões relativas a faculdade, como movimento estudantil e pesquisas científicas, devem ser acompanhadas com esforço redobrado, para o jornal de fato servir a instituição em que está inserido. Para que o Ócios consiga cumprir esse papel, algumas atualizações se fazem necessárias.
Aumentar a presença online é fundamental. Atualmente, mobilizações via redes sociais conseguem trazer mais envolvimento do que a mídia física, principalmente no meio jovem. Entre os universitários, a grande maioria tem uma página no Facebook, mas poucos são aqueles que leem jornais e revistas impressos. Além disso, o conteúdo on-line aumenta a velocidade das discussões. O Ócios recebe muitas críticas por trazer textos desatualizados ou com assuntos já esquecidos devido ao caráter semestral da impressão. Com o site, é possível debater os fatos na medida em que eles acontecem, deixando para a edição física textos mais aprofundados, recapitulando os acontecimentos e trazendo novos.
Outro ponto, que se relaciona com o primeiro, é que o Ócios deve estar cada vez mais presente na vida universitária da FDRP. Não adianta tentar reproduzir modelos de publicações da grande mídia sem explorar o real potencial de um jornal universitário. Questões que causaram polêmica entre os estudantes merecem destaque nas páginas e links. Só assim haverá um envolvimento verdadeiro com o meio ao redor do jornal. Questões como trote, cotas raciais e eleições para diretores da unidade devem estar presentes. Não basta trazer somente informação, deve haver opiniões. Os colunistas, bem como o corpo editorial, devem se posicionar sobre os assuntos debatidos. Opiniões contrárias devem receber espaço e atenção para poder haver um debate justo, valendo sempre sua publicação. Só não é razoável pregar por um jornal neutro, opiniões devem ser debatidas e construídas conjuntamente, principalmente na realidade universitária.
Visando alcançar essas metas, o Ócios tem postado cada vez mais textos on-line e agora traz uma edição comemorativa aos 10 anos da FDRP. Abordamos vários temas relevantes a faculdade, garantindo na medida do possível a preservação da história desta e de seus discentes. Alunos, Ex-Alunos e Professores escreveram para essa edição. Esperamos que todos aproveitem a leitura!

Um comentário em “Editorial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s