Alunos · Notícia · x

Resumo da Semana Jurídica – Eleições na FDRP

20953555_1385415991554927_3140147694865085738_nPor Equipe Editorial

Com o término da semana jurídica ocorrida entre os dias 14 e 17 de Agosto, o Ócios faz um balanço de como foi e principalmente a que pé ficou os esclarecimentos das eleições para Diretor e Presidente das comissões que compreendia o tema da semana.

Como já documentado aqui no Ócios o primeiro dia da semana jurídica não ocorreu da forma esperada. Com o auditório praticamente vazio – 14 discentes, 1 funcionário e 2 docentes – o que era pra ser uma reunião avaliativa das cartas programa das chapas candidatas, inserção de temas relevantes de toda FDRP que não estavam inclusos nas propostas dos candidatos, apresentação dos relatórios dos departamentos para melhoria e correção de erros, tornou-se conversa informal de como foram recebidas as propostas das duas chapas tanto para os docentes quanto para os discentes.

Para o segundo dia estava programado o debate entre os candidatos das duas chapas. Entretanto, os candidatos à presidência não compareceram, apenas uma das duas chapas concorrentes enviou como representante a candidata à vice presidência. No “debate” a representante apresentou as propostas da chapa que são pouco consistentes e se mostram difíceis de serem realizadas, como a criação do curso noturno, que é pouco viável devido a crise financeira que toda USP enfrenta. Além da apresentação houve rodada de perguntas sobre as propostas da chapa que foram respondidas de forma genérica, sendo que ela  tinha desconhecimento de questões relevantes para a comunidade FDRP como, por exemplo, assuntos referentes ao novo Projeto Político Pedagógico e a separação da forma de ingresso via vestibular FUVEST da unidade de Ribeirão Preto com o Largo de São Francisco.

No terceiro dia de evento, que de acordo com cronograma era o dia de apresentação e discussão sobre os pontos levantados pelo debate, houve a presença de poucos discentes, mas com representantes do Centro Acadêmico, Ócios de Ofício, NAJURP, Jurisconsultos e Cursinho Popular e apenas um docente. Dessa vez houve questionamentos de como os discentes podem atuar para que os futuros novos presidentes de comissões, departamentos e diretor entendam que sem a presença e as demandas discentes a qualidade do ensino na FDRP pode cair.
O evento, de maneira geral, obteve pouca adesão por parte dos discentes e dos docentes da faculdade. Um dos motivos que pode justificar a baixa participação da comunidade acadêmica foi a falta de divulgação da semana jurídica, pouco comprometimento dos docentes que concorrem à presidência de comissões e departamentos, e a falta de envolvimento dos candidatos à diretoria da Faculdade, o sistema de votação não partidário e com pouca participação dos alunos na decisão. Durante a semana houve também a sugestão de votação virtual e simbólica das chapas, aberta a toda comunidade FDRP realizada pelo Centro Acadêmico, sendo uma oportunidade de haver maior participação dos que fazem sentido da Faculdade existir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s