Aconteceu na Federpe · Alunos · x

Propostas de Representação

IMG_4999

Por Lucas Lopes (Placa) – TX

No próximo dia 21 ocorrerá a eleição daqueles que representarão (ao menos esperamos) os discentes nos diversos colegiados que compõem a estrutura política da FDRP, no ano de 2018. A tamanha responsabilidade de ser um Representante Discente, sobretudo em um momento de acaloramento político na Faculdade, é bem notada pelo CAAJA, que proporcionou um debate entre os candidatos na última terça (14).

Havendo o debate, percebe-se que a atenção dos estudantes está voltada para as preocupações políticas dentro da FDRP. Houve época em que não havia disputa pelo cargo: alguns se candidatavam a pedido daqueles que se interessavam para que “tampassem” a ausência de candidatos. Todavia, o debate mostrou que os discursos dos candidatos continuam sem profunda reflexão sobre a realidade dos estudantes da FDRP, sendo muitas vezes a reprodução de sensos comuns.

Durante o debate foram levantadas questões da autonomia discente, do reconhecimento das demandas dos estudantes, do novo PPP e acessibilidade dos candidatos à comunidade de estudantes. O que tornaram os discursos de muitos um tanto superficial foram os questionamentos levantados por aqueles que assistiam ao debate. Exemplo marcante e que foi levado até o fim do evento foi referente a questão dos estudantes transferidos. Uma membra desse grupo de alunos levantou esse ponto, o que mostrou a ausência de reflexão sobre o tema, muito embora os colegiados sejam fundamentais para auxiliar os estudantes que são transferidos para a FDRP, grupo que ante ao nosso período integral é muito prejudicado.

Interessante foi notar que nesse ano houve uma articulação entre um grupo de estudantes com pautas em comuns. Nesse sentido, publicitaram a formação de uma chapa que levam candidatos aos vários cargos disponibilizados aos estudantes. É importante notar essa evolução: se antes faltavam candidatos, hoje já temos uma organização estudantil interessada na efetiva representação discente.

Como muito foi levantado no debate, é fundamental ter a consciência de que somos um grupo pormenorizado dentro da estrutura conservadora da FDRP. Por isso, os cargos que serão ocupados devem ser utilizados para os estudantes, em sentido único em favor dos estudantes e parcial aos estudantes, portanto, delimitando-se em uma pauta central: autonomia discente, sem relações escusas com qualquer outra forma de organização dentro da Faculdade. Em tempos estranhos de duvidosa eleição para a Diretoria da FDRP e de autoritária diminuição da representação discente no órgão máximo de deliberação da Faculdade, é importante estar atento a quem estamos elegendo para nos representar. Não deixe de votar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s