Texto da semana

Eu balburdio, tu balburdias…

Armandinho_tirinha_vai-cortar-verbas-das-universidades-que-fizerem-balburdia
Foto: Reprodução | Alexandre Beck. 2019.

Por Flávia Gomes (Dora) – T XII

Esse poderia ser um texto falando sobre como tanto a UFBA, quanto a UNB e a UFF são consideradas faculdades de excelência dentro, e fora, do Brasil e que, portanto, nada justifica um corte de 30%. Poderia ser um texto falando sobre como esse corte é inconstitucional. Poderia ser um texto falando sobre como o governo quer desmontar a nossa educação. Contudo, vai ser um texto sobre justificativas, obrigada.

30% a menos para UFBA, talvez por ter erguido uma bandeira contra Bolsonaro durante as eleições. Talvez, porque recebeu o encontro da UNE. Talvez porque, desde o início do ano, a UFBA já contou com cinco protestos contra as medidas retrógradas do governo.

30% a menos para UNB, talvez porque, há um ano atrás, os estudantes e servidores da universidade tenham fechado a Esplanada dos Ministérios, contra, exatamente, corte de orçamentos. Talvez porque, em outubro, tenham parado a universidade em um protesto contra Bolsonaro. E talvez porque, mais recentemente, tenham se posicionado contra as reformas do atual governo.

30% a menos para UFF, talvez por ter estendido uma bandeira antifascista no seu prédio principal. Talvez porque fizeram protestos durante uma semana inteira contra o presidente. Mas então resolveram dar 30% a menos para todas as universidades federais. Talvez, porque é mais fácil silenciá-las do que ouvir o que elas têm a dizer. Talvez, por conta da quantidade de críticas que elas fazem. Talvez, porque é de lá que saem as pessoas que realmente pensam nesse país. Ou talvez, como já diria Leci Brandão, é na sala de aula que se muda uma nação.

E se todos esses “talvez”, no dicionário governamental, significam “balbúrdia”, então nós todos balburdiaremos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s