x

Interclasses, o fenômeno

WhatsApp Image 2019-09-23 at 7.13.38 PM

CASA 7

Entre os momentos mais marcantes que pude vivenciar no ano de 2019 como bixete, posso afirmar com todas as letras que, para mim, a semana do Interclasses foi uma das semanas mais intensas deste ano. Quando fui informada de que esse campeonato ocorreria, eu não sabia o que esperar, acreditava que seria um campeonatinho pequeno, de baixa adesão, sem moral… Muito pelo contrário. Nesse pouco tempo de vivência federpiana, nunca vi tantos alunos do direito se mobilizarem para os esportes; o Interclasses proporcionou algo inimaginável aos nossos jogadores: times sendo formados em questão de minutos, goleiros virando jogadores da linha, jogadores da linha virando goleiros, jogadores de handebol virando boleiros, pessoas alheias ao esporte dando seus nomes para completar os times, alunos formados (inclusive da turma I), que já nem passam perto da FDRP, encaixando jogos entre os seus compromissos de trabalho, e pessoas que nem conheciam o CEFER saindo de suas casas para ver seus colegas acadêmicos jogar; tudo isso para não só ter um momento de interação inter turmas, mas, muito mais do que isso, voltar para casa após as finais com o troféu de vencedor em mãos. Planejamento tático. estratégia. Jogo psicológico. Sangue nos olhos. Suor na camisa. Trombadas. Desmaios. Lesões. Desentendimentos. Choros. Derrotas. Vitórias. Aprendizados. Momentos!

Mas a pergunta que não quer calar é: por que tanto engajamento em um campeonato que aparentemente nem tem tanta importância?

Muitas respostas são válidas, mas, ao meu ver, a que mais se encaixa é a de que as raízes criadas entre as pessoas de uma mesma turma são tão fortes, que criam um sentimento de pertencimento a ela que excede explicações; digo por mim mesma: eu não tinha noção da proporção do meu amor pela turma XII até vê-la em quadras e torcer por ela com todas as minhas forças, até não ter mais voz. Foi esse amor que nos moveu durante essa semana, mais do que a vontade de ganhar dos veteranos ou, no caso dos veteranos, a vontade de ganhar dos bixos. É esse amor que deve nos mover quando se trata de vestir a camisa da FDRP para campeonatos maiores. Por isso, alunos da FDRP, miremo-nos no exemplo daqueles jogadores e torcedores do Interclasses. Os campeonatos do segundo semestre estão chegando e é essa vontade e essa garra que queremos ver nas quadras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s