x

Pesquisa sobre o discurso de youtubers feministas

2e7bb632-d2b6-4f5b-b0fb-3cc3dfad7e6b.jpg

Por Janaínna de Oliveira Serra (Pós-graduação – FDRP)

O projeto tem como problema de pesquisa o seguinte questionamento: quais as potencialidades das narrativas de youtubers feministas para a formação de uma consciência de direitos em suas seguidoras?

Essa questão surge no contexto de importância que a internet tem tido nas ações dos movimentos sociais. As redes sociais são ferramentas de convocação, organização e criação de diversas manifestações e reivindicações feministas.

A hipótese é a de que as youtubers feministas, ao usarem uma linguagem mais acessível, direcionada especificamente ao seu público, podem contribuir na formação de consciência de direitos em suas seguidoras, a qual influenciará nas interpretações que estas venham a ter de violações de direitos presentes em suas vidas cotidianas. Essa hipótese será amparada pela teoria da mobilização do direito, na qual os conceitos de legal frame e de legal consciousness (consciência de direitos) são trabalhados.  

Assim, delineiam-se os objetivos da pesquisa, os quais são divididos em geral e específicos. O geral consiste em analisar como os discursos das youtubers feministas tratam dos direitos das mulheres, de modo a identificar a potencialidade desses discursos na formação de uma consciência de direitos em suas seguidoras.  Os objetivos específicos, por sua vez, são responsáveis pela operacionalização do geral e se dividem em três, quais sejam: a) Efetuar pesquisas e selecionar, conforme os recortes metodológicos expostos, vídeos do Youtube, de forma a estabelecer um espaço amostral para seleção do material de análise; b) Estabelecer o contexto em que se inserem os vídeos, e descrever as características das ativistas que os produziram, de modo a entender o fenômeno de forma mais completa, com base no aporte teórico e metodológico; e c) Analisar quais e de que maneira são tratados os temas relacionados aos direitos das mulheres pelas youtubers, de modo a verificar como o Direito é enquadrado em suas formações discursivas. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa empírica com abordagem qualitativa. Como forma de análise dos resultados, a princípio, a pesquisa contará com as estratégias da revisão da literatura e análise documental de mídias.

Por fim, embora na nessa pesquisa, não se pretenda a realização de uma análise do discurso, o diálogo com essa abordagem teórico-metodológica torna-se interessante, pois ela pressupõe a análise de um conjunto de condições para a produção do discurso, entre elas: contexto histórico, social e político; os interlocutores; os temas; a intencionalidade do sujeito da fala. Por isso, esses elementos serão considerados na análise dos resultados da presente pesquisa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s