Por Janaínna de Oliveira Serra (Pós-graduação – FDRP)
O projeto tem como problema de pesquisa o seguinte questionamento: quais as potencialidades das narrativas de youtubers feministas para a formação de uma consciência de direitos em suas seguidoras?
Essa questão surge no contexto de importância que a internet tem tido nas ações dos movimentos sociais. As redes sociais são ferramentas de convocação, organização e criação de diversas manifestações e reivindicações feministas.
A hipótese é a de que as youtubers feministas, ao usarem uma linguagem mais acessível, direcionada especificamente ao seu público, podem contribuir na formação de consciência de direitos em suas seguidoras, a qual influenciará nas interpretações que estas venham a ter de violações de direitos presentes em suas vidas cotidianas. Essa hipótese será amparada pela teoria da mobilização do direito, na qual os conceitos de legal frame e de legal consciousness (consciência de direitos) são trabalhados.
Assim, delineiam-se os objetivos da pesquisa, os quais são divididos em geral e específicos. O geral consiste em analisar como os discursos das youtubers feministas tratam dos direitos das mulheres, de modo a identificar a potencialidade desses discursos na formação de uma consciência de direitos em suas seguidoras. Os objetivos específicos, por sua vez, são responsáveis pela operacionalização do geral e se dividem em três, quais sejam: a) Efetuar pesquisas e selecionar, conforme os recortes metodológicos expostos, vídeos do Youtube, de forma a estabelecer um espaço amostral para seleção do material de análise; b) Estabelecer o contexto em que se inserem os vídeos, e descrever as características das ativistas que os produziram, de modo a entender o fenômeno de forma mais completa, com base no aporte teórico e metodológico; e c) Analisar quais e de que maneira são tratados os temas relacionados aos direitos das mulheres pelas youtubers, de modo a verificar como o Direito é enquadrado em suas formações discursivas. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa empírica com abordagem qualitativa. Como forma de análise dos resultados, a princípio, a pesquisa contará com as estratégias da revisão da literatura e análise documental de mídias.
Por fim, embora na nessa pesquisa, não se pretenda a realização de uma análise do discurso, o diálogo com essa abordagem teórico-metodológica torna-se interessante, pois ela pressupõe a análise de um conjunto de condições para a produção do discurso, entre elas: contexto histórico, social e político; os interlocutores; os temas; a intencionalidade do sujeito da fala. Por isso, esses elementos serão considerados na análise dos resultados da presente pesquisa.