x

Crônica sem Título (40)

Semaine 40, 2020

Por Agha C. (Pseudônimo)

A quarentena voluntária dos sensatos exige a capacidade de não sucumbir ao tédio e à mesmice. Atividades não faltam, desde estudar até participar de correntes no Instagram. Ontem, inclusive, uma colega fez meu mapa astral (cada um com os seus passatempos). Mas em tempos de astrologia, eu prefiro a numerologia. Pegue o número 40, por exemplo. Biblicamente, Deus fez chover por 40 dias e 40 noites, Jesus jejuou por 40 dias no deserto e esteve carnalmente morto por 40 horas até a ressurreição no terceiro dia. Uma gestação normal, de acordo com a OMS, dura 40 semanas. A vida, para alguns, perde ou ganha sentido aos 40 anos de idade. É, para quem acredita, um período de preparação.

40 também era o período, durante a peste bubônica da Idade Média, em que os navios permaneciam nos portos sem comunicação, vindos do Oriente, Daí surgiu o termo quarentena, reclusão por determinado tempo de pessoas saudáveis para reduzir a velocidade de transmissão de patógenos.

Certamente, a lição da numerologia vale para essa crise sanitária: vivemos, de fato, um período de preparação. Como sairemos dessa quarentena? Melhores ou piores? Pessoalmente, minha preparação indica que findada a reclusão surgirá uma pessoa um pouco melhor. Uma pessoa que evitou aglomerações, doou alimentos, fez compras para que os parentes mais velhos permanecessem em casa, disseminou notícias verídicas de cientistas e médicos, bateu panelas e xingou Bolsonaro, Roberto Justus e o véio da Havan.

Nessa preparação não há romantizações. Há apenas otimismo. O mesmo otimismo compartilhado por Noé na arca, por Jesus no deserto, pelos apóstolos no luto, e pelo bebê no útero: uma árdua preparação para um futuro melhor. O pessimismo eu deixo para os ignorantes, ou pseudo intelectuais, aqueles mais preocupados com o estado da economia do que com o estado de saúde da sociedade.

E você, como está sendo a sua preparação?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s