x

A situação do esporte na quarentena

i.pinimg.com/originals/39/b3/f2/39b3f2e199dd5d6...

Por Isabela Martins (Dura) – TXII

No dia 30 de janeiro de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a pandemia do coronavírus causada pelo vírus do Covid-19. O surto que tem afetado quase a totalidade de países do mundo, também abalou o ambiente esportivo, em que os mais diversos campeonatos foram cancelados ou postergados até a melhora da situação mundial.

Os Jogos olímpicos, que tiveram início na cidade de Olímpia, na Grécia Antiga, são datados desde o século VII a.C e, é o principal evento esportivo do mundo. Apesar da importância do evento, este também não escapou dos efeitos da pandemia, tendo sido adiados para 2021.

Neste ano, o evento teria sede na cidade de Tóquio, no Japão, onde todas as obras para a realização do evento já estavam concluídas e a expectativa era de que 11 mil atletas disputassem os jogos, além de um público estimado similar ao da última edição, que ocorreu em 2016 na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, onde foram recebidos quase 1,2 milhões de turistas.

Assim como as Olimpíadas, as Paraolimpíadas também foram adiadas para o ano que vem. A medida de adiamento surgiu para evitar aglomerações, e com isso, diminuir a propagação do Covid-19. Além disso, centenas de atletas tiveram seus treinamentos para a competição paralisados por conta da quarentena obrigatória em muitos países, declaram a impossibilidade de se apresentarem em boas condições técnicas a tempo da competição, que teria início em 22 de julho.

Outros eventos também foram cancelados por conta da pandemia, como a Fórmula 1, competição automobilística que já teve o cancelamento dos GP de Mônaco, a corrida mais tradicional desta categoria de automobilismo, França, Austrália, Holanda, Bahrein, Vietnã, China e Azerbaijão. A Maratona de Boston, tradicional evento de corrida, também foi cancelada pela primeira vez desde 1897. O Tênis, modalidade olímpica, também teve o Torneio de Wimbledon, considerado o de maior prestígio no universo da categoria e também o mais antigo, cancelado em função do coronavírus. Outros esportes que tiveram seus eventos cancelados foram o Surfe, onde a Liga Mundial de Surfe já cancelou todos os eventos até o início de junho e o Judô, que por meio da Federação Internacional de Judô vem cancelando todos os eventos até que a situação se normalize.

Já no universo dos gramados, importantes torneios de seleções como a Copa América e a Eurocopa, foram também adiados para 2021. Já ao redor do mundo, competições em diversos países como a Alemanha, a Armênia, a Hungria e a Polônia já retornaram. Outros países pelo mundo ainda não retornaram de maneira efetiva, mas já estão com datas marcadas para a volta de seus torneio, como a Áustria, Portugal,a Bulgária, a Espanha, a Turquia, a Suécia e a Noruega. A Liga dos Campeões da Europa, evento quase continental, estima sua volta para Agosto, já que os países do velho continente não estão flexibilizando medidas de isolamento social de maneira uniforme, além do fato de muitos dos países europeus também estarem limitando a entrada de cidadãos de outros países até que a pandemia se normalize. Contudo, é válido ressaltar que a volta dos torneios só foram concretizadas após a diminuição dos casos de Covid-19, após várias semanas de intenso isolamento social.

Olhando para a América do Sul, a tradicional Libertadores da América, torneio este que garante ao campeão uma vaga no Mundial de Clubes, não tem uma estimativa de retorno.

No Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol já estuda o retorno do Futebol para o final de junho, com portões fechados. Alguns clubes já trabalham com a possibilidade do retorno dos treinamentos com a elaboração de protocolos de segurança para minimizar o risco de transmissão do vírus. Entretanto, diferentemente de países que têm observado uma queda no número de casos e uma descendente da curva de contaminação, o Brasil tem enfrentado o agravamento da pandemia, onde já estamos alcançando a marca de 1000 mortos diariamente em decorrência da doença.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s