x

Quem Gosta de Mulher?

WhatsApp Image 2020-07-02 at 15.57.45

Por Ana Paula (Boto) – TXI

Tem tido muita repercussão na internet, recentemente, de denúncia de pessoas que seguem o perfil de um homem branco que leva uma vida luxuosa e de ostentação nas redes sociais. Que vivemos uma era de aparências, em que parecer ter é melhor do que ser, não é grande novidade, entretanto, o que gostamos de aparentar ter ou até mesmo, aparentar ser, nas redes diz muito sobre a gente. E os modelos que seguimos de pessoas que gostariamos de ser é tão exemplificativo quanto. Explico.

Você segue aquilo que você acha que é bom. E não apenas seguir no sentido de um botão nas redes sociais, mas seguir como referência para vida. Seus princípios, suas opiniões, seus gostos e suas crenças. Aquilo que você consome é parte do que você é: seja conteúdo digital, seja questão básica de sobrevivência. E o que está sendo posto em debate hoje é quantas pessoas, e sim, não são poucas, que seguem esse homem branco de vida luxuosa. Olha, se seu ideal de vida é ter dinheiro tá tudo bem, é direito seu. Se seu ideal de vida é casar, tá tudo bem, é direito seu. Agora, se algo na sua vida que você segue como exemplo significa a diminuição, a objetificação, a humilhação e o risco de vida de outras pessoas, eu tenho algo a te dizer: não tá tudo bem. Está nada bem.

Ok, então, vamos lá, para você que não entendeu ainda o grande problema de curtir as fotos desse homem “bem de vida”. O conteúdo produzido por esse jogador de poker famosos não é apenas um conteúdo de lifestyle que a gente vê a rodo por aí nas mídias sociais, é um conteúdo misógino – que também vemos a rodo por aí na vida. E o que é ser misógino, e o que de tão errado tem nessas fotos para serem consideradas misóginas? Pois bem, misoginia, característica de quem é misógino, é ter aversão às mulheres. Odiar mulheres por serem mulheres. E me desculpe, se a essa altura do campeonato você ainda não entendeu que o mundo não vive numa lógica maniqueísta de bem x mal, em que algo não é só expressivo de bom ou de ruim, você tem muito a aprender ainda. Não existe adoração a mulheres neste perfil. Não existe amor a mulheres neste perfil. É o ápice do machismo escancarado nas nossas faces a caminho da terceira década do século XXI. Homens não gostam de mulheres. Independentemente de suas orientações sexuais. Homens não amam mulheres. Homens estabelecem contratos matrimoniais com mulheres. Homens se relacionam sexualmente com mulheres. Homens sempre esperam algo de mulheres: que lhes sirvam. Que a mãe lhes sirva a comida. Que a esposa lhes sirva doméstica e sexualmente. Que a namorada lhes sirva. Emocional e sexualmente. Homens somente amam outros homens.

Você machão de barba e corpo suado de cerveja deve estar ofendido, né? Como eu não amo mulheres se minha vida inteira me relacionei afetivamente com mulheres?? Ok, pensa rápido, quero na minha mesa agora 5 mulheres referências na política pra você. Vai! Vai! Vai! Tempo! Poxa, que pena, nenhum nomezinho? Um? Dois? Ok, mais fácil então. Cinco mulheres que são símbolo de sucesso pra você! Muito difícil? Ok… Cinco mulheres que você… admira! Poxa, não rolar também? Cinco mulheres que você ama? Não?

Mulheres não são referências para vocês. Não são exemplos. Não são nada além de alicerces ou objetos. O troféu que você expõe por aí (para você que é pobre e não pode ter uma casa com dezena de mulheres para tirar foto pro feed, você só expõe sua parceira mesmo, seja por ela ser bonita atendendo a um padrão, seja por uma foto sensual que ela te mandou e você explanou). A base que te sustenta nos seus momentos de instabilidade emocional, nos seus traumas e nos surtos. Não sabe lidar bem com traumas de infância ou resquícios da sociedade machista, por que não depositar tudo isso nas costas da sua parceira? Por que não deixá-la como responsável por toda atividade doméstica sozinha? Por que não torná-la apenas um receptáculo, onde não há amor? Porque não há respeito, há objetificação. Quantas pessoas você beijou? Quantas pessoas você transou? Por que mais é melhor? Por que listas e listas e listas? Por que é tão legal expor o corpo seminu de uma mulher como um prêmio, como isso significasse que você é BEM DE VIDA? Por que armas? Por que truculência? Por que tudo isso é significativo de sucesso? Por que no seu imaginário sucesso é sinônimo de um cara rico, desejado e comedor? As pessoas com quem você se relacionam são o que pra você?

E neste momento, por mais que este texto faça sentido até aqui como questionamento para quem idolatra e segue o homem branco de vida luxuosa, que no momento em que soube da existência dele, eram mais de 40 seguidores em comum comigo, e no momento que comecei a escrever esse texto, caíram para 22, eu não o fiz pensando em te ensinar nada não, estimado seguidor. Se você já deu unfollow, sua parte ainda não está feita. Ainda não pode lavar suas mãos. Você não está impune e ainda é parte do problema. Se esse unfollow não vier acompanhado de atitudes reais, não significa nada, não muda nada para a realidade que estamos denunciando e tentando transformar. Mas aqui, me reservo para me voltar a você que realmente sentiu essa dor, essa indignação e essa repulsa junto comigo: reveja os laços que você estabelece. Reveja os diálogos que valem a pena ser feitos. Reveja as pessoas que você quer por perto. Porque a caminhada é árdua, e quem não te impulsiona só suga sua energia. Não aceite menos do que você merece. Migalhas de pessoas que te objetificam, migalhas de pessoas que não reconhecem sua dor, migalhas de pessoas que não se indignam, migalhas de pessoas que não se constrangem, não reconhecem o erro e não buscam aprender e melhorar. Estamos todos em processo de evolução, mas cada transformação quem faz somos nós mesmo. Hoje, não admito me relacionar proximamente com pessoas que compactuam com isso. E não me relaciono. E não se relacione, é só isso que te digo. Escolha os diálogos que valem ser feitos, repito, não estamos aqui para educar filho de ninguém (que não seja seu, óbvio). Não temos que carregar esse fardo!

E eu ainda sou obrigada a ouvir que feminismo não serve pra nada. Seu machismo que não me serve pra nada. Xispa daqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s