x

Crônica da Quarentena

Por Anônimo da FDRP

Há algum tempo atrás – talvez nem tanto tempo assim, mas 2020 tem esse poder  temporal destrutivo – eu observava muitas postagens com a hashtag “gratidão”. Discreto  como sou (eufemismo para sisudo), achava uma grande bobagem, uma nova e velha  forma de compartilhar narcisisticamente a vida nas redes sociais.  

Daí veio 2020, a quarentena, e algumas mudanças. Li recentemente, a seguinte  manchete: “Vale a pena viver: quem era o paciente que viveu por 51 anos em hospital”.  Sim, existiu um homem (Paulo Henrique Machado) que viveu praticamente toda a sua  vida no HC da USP em São Paulo devido à poliomielite que contraiu quando bebê em  1969, cujas sequelas foram devastadoras. E eu (e muita gente) reclamando de ficar em  casa nessa quarentena, desanimado por estudar ou trabalhar virtualmente! Quando  vivemos muito tempo de barriga cheia, o tapa na cara que recebemos da nossa consciência  é bem mais forte (exceto para quem já se conformou com a sua mesquinharia moral, neste  caso, sua consciência não bate, assopra).  

“Vale a pena viver” era o mote de Paulo, um homem que tinha todo o direito de  revoltar-se contra tudo e contra todos – homens e Deus. Mas preferiu apegar-se à vida e  tudo de bom que ela poderia oferecer a ele, aprendendo informática e programação para  criar uma série animada voltada ao público infantil, com temática da deficiência física.  Também era youtuber.  

Desculpe Paulo, só conheci você por meio dessa manchete. Precisei de você para  aprender a ressignificar conceitos como “viver bem” e “gratidão”. Sei que essa quarentena  vai terminar um dia, e quando me acostumar novamente mais ao lado de fora do que ao  de dentro, saiba que você estará lá comigo.  

Para quem leu até aqui e conheceu o Paulo comigo, #gratidão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s