x

O ponto-cego da Mulher-Maravilha

Por Letícia Batista (Card) – TXIII da FDRP

No começo desse mês comemoramos o dia das mulheres. Dia para enaltecer todas aquelas que corajosamente levantaram suas vozes para destacar o preconceito de gênero. Dia de lembrar de todas que lutaram e lutam diariamente pelo mero direito de existir, de ter seus corpos e sua vivência respeitada. Dia de refletir sobre a posição da mulher na sociedade e toda construção social acerca da imagem feminina. Porém, não é plausível questionar o estereótipo da mulher doce, recatada e do lar construindo outro estereótipo acerca da mulher, tão potencialmente nocivo quanto o primeiro.

Venho falar das mulheres fortes, mulheres de “ferro”, que nunca desanimam. São as líderes dos movimentos sociais, donas de empresa, nossas mães. Aquelas que têm dupla, tripla jornada de trabalho, fazem faxina, falam com todo mundo e com quem você sempre pode contar quando precisa.

Parece que elas não desanimam nunca, estão sempre em equilíbrio ou em erupção, porém, no final sempre dão conta. Pessoas incríveis e inspiradoras de fato, mas, ainda sim, pessoas. Pessoas que às vezes desanimam, ficam doentes, experimentam dores de cabeça, cansaço, insônia. E se choram, não é porque são “sensíveis, emotivas, irracionais”, choram porque são humanas. E se às vezes desanimam, não quer dizer que são fracas, quer dizer que estão cansadas. E se são diagnosticadas com estresse, ansiedade, depressão não quer dizer que enlouqueceram, que acabou, quer dizer que precisam de ajuda. Sim, mulheres fortes, independentes e corajosas, também, precisam de ajuda.

No mês das mulheres, celebre a feminilidade por inteiro. O seu lado sensível e doce, o lado forte e independente, o lado humano, desgastado e resiliente. Mulheres não são e não podem ser nunca reduzidas a estereótipos, mesmo que sejam opostos a toda carga geralmente imputada às mulheres, porque isso também é limitante, exerce peso e pressão, imobiliza e oprime.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s