x

E agora?

Por Maria Eduarda Almeida( Grey) – TXIII da FDRP

“Passei na faculdade”, “passaram na faculdade”, “estou na faculdade”… 

E nesse exato momento os sentimentos se embaralham. Felicidade por ter conquistado a tão sonhada vaga, alívio por não ser mais vestibulando, euforia pela vida universitária, medo do desconhecido, receio de não ter escolhido o “curso certo” e, agora, angústia por não saber até quando essa pandemia irá durar, até quando seremos privados de viver a universidade!?

No cenário caótico em que estamos imersos, é impossível não lembrar de Cronos. Na Mitologia Grega, Cronos castra Urano (seu pai) a pedido de Gaia (sua mãe), assumindo o “reino do céu”, no entanto, é aterrorizado constantemente por uma profecia. Acreditava-se que o rei seria tirado do poder por um de seus filhos. Por isso, Cronos passou a devorar todas as suas proles assim que nasciam. O motivo de ter citado esse mito? Ele é uma alusão ao tempo que gera e cria, mas também, engole. A cada instante que se inicia, termina um outro instante e a cada instante que termina se inicia um novo instante. As horas são fluídas, maleáveis e dependem de pontos de vista, como bem retrata Salvador Dalí em sua obra surrealista “A Persistência da Memória”. Tudo passa! 

Dominar a arte da vida é dominar isso, é saber lidar com tal fato. Ainda que a pandemia tenha impedido milhões de momentos, sempre é tempo para fazer esses milhões de momentos acontecerem. Não é porque o seu “ano de bicho” não foi ou não será do jeito que você queria, que ele não será inesquecível e que você não possa fazer o que não fez nele no seu segundo, terceiro, quarto ou quinto ano da faculdade. O mesmo se aplica para aqueles que não tiveram/ não sabem se terão a formatura que esperavam e para todos os estudantes que se sentem angustiados como se estivessem “estacionado”, que estão decepcionados. Todavia, é importante lembrar que se não podemos aproveitar da forma que queríamos, que aproveitemos do jeito que podemos!

Não espere para mostrar a sua voz, para participar das entidades e atléticas, para fazer laços, para fazer a sua história, aproveite o tempo, sendo para aprimorar as suas habilidades tecnológicas (já que as aulas estão on-line), seja para fazer um curso on-line que presencialmente não seria possível, seja escrevendo para o Ócios, enxergue todos os ângulos… Você é peça essencial para o grande “quebra-cabeças” chamado USP!

Força, sempre é tempo de viver…

Desejo boas-vindas aos calouros e calouras,

TXIV é a sua hora de fazer acontecer!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s