Ociosfork

Olho de Vidro, de Jadsa

Thadeu Vilas (TXII – FDRP)

Sabe um álbum que parece familiar, mas ao mesmo tempo desconhecido? Essa é a sensação que o novo álbum de Jadsa, Olho de Vidro (2021), causa no ouvinte. Marcado por guitarras carismáticas, percussão suave, versos abertos e misteriosos, o disco da cantora soteropolitana é uma viagem pela sua mente, passeando por memórias, religião, e o próprio onírico.

Olho de Vidro é um trabalho que claramente remete à música brasileira da tropicália, mas não ache que a obra de Jadsa é um mero memorial, pois vai muito além disso. As referências culturais se misturam com inovações e fazem o álbum um dos mais interessantes já lançados, tendo a imprevisibilidade como sua principal marca.

Tal traço já se mostra presente na faixa de abertura, Mergulho, a qual se inicia com uma série de murmúrios, que dão sequência à voz metálica e impactante de Jadsa, cantando seus versos na mesma cadência que a guitarra, que progride até se desmanchar num sintetizador ácido e reverberado, como se realmente estivéssemos prestes a mergulhar na obra. No entanto, talvez seja em Mangostão, sexta faixa do disco, onde esteja a essência mais pura do trabalho: são 4 minutos em que a música transiciona diversas vezes de forma imprevisível, enquanto referências culturais brasileiras são cantadas.

Outra característica presente do início ao fim é a teatralidade. Cada música é uma história, e cada canção é construída de forma a estimular o ouvinte: cada detalhe é importante. Por conta disso, Olho de Vidro acaba não sendo a escolha mais adequada caso você só queira ouvir algo para descontrair. Além disso, a cada reprodução o álbum cresce, quanto mais vezes ouvido, mais faz sentido, sendo até mesmo divertido ouvi-lo repetidamente e ir notando suas mudanças.

Algumas das faixas mais notáveis são Raio de Sol (parceria com Ana Frango Elétrico e Kiko Dinucci), Run, Baby (feat. Josyara) e Nada, mas todas as canções têm sua beleza e nenhuma é descartável.

Olho de Vidro é, sem dúvidas, um dos álbuns mais interessantes lançados recentemente e que vale à pena ouvir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s