Política Nacional e Internacional

Maquiaram o nosso PIB e a coisa continua feia

Por Luiz Ghiraldelli – TXXIV, FEARP

Semanalmente, em grandes veículos de comunicação, é comum encontrar o banqueiro Paulo Guedes comemorando os bons resultados da economia brasileira. Afinal, em meio a pior pandemia moderna (até agora), o Brasil teve uma queda no PIB de apenas 4,1%, enquanto outros países registraram mais de 9% de perdas em 2020. Um resultado animador? Temos aqui um clássico problema de unidades do ensino médio sendo usado para passar um grande pano na atual gestão econômica do governo, vou me explicar. 

Pois bem, em diversos textos vemos o PIB em Reais — propositalmente eu imagino — em detrimento de uma avaliação do PIB em dólares. Qual o problema dessa metodologia? Nenhum, quando sua moeda é estável e, advinhe meu caro leitor, esse não é o caso do Brasil. Nosso Real teve o pior desempenho entre as moedas das 20 maiores economias do mundo ano passado, desvalorizando incríveis 28%. Assim, você vai ao mercado, se assusta porque seu salário não compra nada direito, porém busca pensar que essa queda de 4,1% poderia ter sido bem pior. 

Isso se dá, dentre outros fatores, pois, apesar de não comer dólar (assim espero), sua alimentação contém produtos vindos do exterior, pagos em dólar americano. Comemos pães feitos com trigo importado, por exemplo, e, quando o dólar ganha valor frente ao real, essa comida fica mais cara. Estando esse ponto entendido, não precisa ser economista para visualizar uma queda de poder de compra e riquezas bem superior aos 4,1% divulgados, não é verdade? Agora, imaginem uma chamada do Jornal da Record noticiando uma queda de mais de 20% do PIB. Como alguém que “defende a economia” aceitaria ver uma queda de tamanha proporção? Pois bem, apresento-lhes o desempenho do PIB brasileiro em dólares em 2020: -23%. 

Oremos pela tal recuperação em V!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s