Alunos · opinião

Prêmio de Reconhecimento de Desempenho da Graduação

A FDRP confere aos seus alunos de graduação o “Prêmio de Reconhecimento de Desempenho da Graduação”, prêmio regulado pela deliberação nº 04 de 2012 (disponível no site da faculdade). Esse prêmio, como o próprio nome antecipa, visa premiar alunos que alcancem níveis de excelência dentro de determinados critérios acadêmicos. Assim, segundo a proposta, serão premiados os discentes que mais se destacaram na graduação, na pesquisa e na extensão universitária.

O art. 2º da deliberação dispõe sobre as principais diretrizes do prêmio: premiam-se 10% dos alunos de graduação de cada turma, com entrega de certificado durante a Semana de Recepção aos Calouros, do ano subsequente à conclusão do curso. O critério avaliativo, até então, tinha o seguinte critério: [(média ponderada x 6) + (pontos auferidos em atividades de pesquisa x 2) + (pontos auferidos em atividades de cultura e extensão x 2)]/10.

Ponto fundamental à discussão que se inicia é o fato de que o prêmio foi criado e pensado para ser aplicado às turmas do PPP vigente até 2017, ou o antigo PPP. Ocorreu que, com as recentes mudanças na forma de validação das atividades acadêmicas de pesquisa e de extensão, o critério avaliativo tornou-se insuficiente, não podendo mais ser aplicado para as turmas do novo PPP.

A validação, em relação ao critério existente, se dava pelas disciplinas optativas livres “prática de pesquisa” e “prática de extensão”, disciplinas que foram extintas recentemente.

Por isso é necessário a alteração do critério avaliativo, contudo, para além de necessárias alterações surgiram questões e debates acerca da permanência ou não desse prêmio. Aproveitou-se que o assunto foi colocado em pauta para questionar a sua existência, e a forma com que continuará ou não existindo.

Por isso, a representação discente da Comissão de Graduação, comissão responsável pelo prêmio, o CAAJA e o Jornal Ócios de Ofício uniram-se para divulgar e dar publicidade ao tema.

Serão divulgados mais dois textos, além deste, um deles elencando os pontos favoráveis a continuidade da premiação, e disporá sobre qual deve ser a nova conformação desta; o outro, tratará dos pontos favoráveis à extinção do prêmio, e de que forma ela deve se dar.

Esperamos que com a divulgação destes textos possamos realizar uma pesquisa de opinião entre o corpo discente, que já estarão informados sobre o tema, e até mesmo mobilizados. Agradecemos desde já a participação de todos. Qualquer dúvida, por favor entre em contato com os representantes discentes da CG (Juan Moreira e Lucas Machado).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s